(11) 4239 4567
Proposta Pedagógica
A aprendizagem se inicia desde o nascimento da criança com a incorporação da cultura e dos conhecimentos em constante interação com o meio e com os adultos que agem como mediadores dos processos psicológicos instrumentais mais complexos, os quais começam a tomar forma, sempre de uma maneira concreta, e à medida que as crianças crescem esses processos passam a ser executados dentro das mesmas. O papel da escola é inserir a criança no meio social e cultural do qual ela faz parte, preparando-a para se tornar um ser autônomo e consciente de seus atos.

É nesse momento de interiorização que o professor passa a ser um mediador no processo de desenvolvimento da criança permitindo assim o aparecimento das funções mentais e superiores no comportamento da mesma e sua consequente evolução.

De acordo com Jean Piaget o começo do conhecimento é a ação do sujeito sobre o objeto, ou seja, o conhecimento humano se constrói na interação homem-meio, sujeito-objeto. Já para Vygotsky a criança se desenvolve por meio da interação com o meio.

Em ambos os casos o papel do professor é fundamental, como mediador no processo de aprendizagem. Sua intervenção é direta, pois seu objetivo é auxiliar o desenvolvimento da criança. Ele deve respeitar a individualidade de cada um bem como suas limitações e incentivá-la a avançar no seu desenvolvimento cognitivo, compreendendo que erro faz parte do processo de aprendizagem, e deve ser apresentado para a criança dessa forma.

O Professor faz-se necessário para a construção de novas possibilidades e não deve pontuar, criticar ou julgar a criança, possibilitando assim que ela continui desenvolvendo sua autonomia. Portanto para que haja um desenvolvimento adequado temos que ter sempre em mente :

a) A idade das crianças num sentido puramente biológico ;
b) O meio externo ao qual a criança está inserida;
c) As experiências de vida que traz ao entrar na escola.

Portanto, esta escola infantil proporciona uma educação que envolva a família e a comunidade, uma vez que a aprendizagem não ocorre numa situação de isolamento, proporcionando um sistema integrado, baseado na relação família/escola, para criar e desenvolver possibilidades reais e significativas para toda a vida.

Tanto a escola quanto a sociedade, devem garantir a todas as crianças do infantil assistência em nutrição, higiene, cuidados médicos e apoio físico e emocional, estimulando-as a participarem ativamente de sua própria educação e dela se beneficiarem.

A função da escola é favorecer o desenvolvimento infantil, nos aspectos físicos, motor, emocional, intelectual e social; promover a ampliação das experiências e conhecimentos da criança pequena; e contribuir para que sua interação e convivência na sociedade sejam produtivas e marcadas pêlos valores de solidariedade, liberdade, cooperação e respeito.
Plural Educação Infantil
Rua Bom Pastor, 544 - Bairro Oswaldo Cruz
CEP 09570-500 - São Caetano do Sul - SP
Fale Conosco
(11) 4239 4567
contato@pluraleducacaoinfantil.com.br
© 2019. Plural Educação Infantil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Zouglee